sábado, 7 de março de 2009

Os primeiros passos...

Calor. A radiação solar atinge níveis causticantes na cidade-sanduíche, a querida nova-casa Bauru.
Sem uma nuvem no céu e temperaturas que chegam aos 38°C a tarefa de enfrentar os raios assassinos provenientes da luminescente bola de fogo do céu faz o dia-a-dia se tornar ainda mais cansativo.

Não, não é adaptação de um dos capítulos de H. G. Whells, mas sim um brief climático destes meus últimos dias. Cronológicamente parei meus relatos na segunda-feira, portanto tenho 4 longos dias para narrar.

O primeiro fato a se salientar é a primeira das famosas festas de faculdade, na terça a noite. Imperdível? Não posso dizer... mas foi boa. Welcome to the Jungle -nome da festa- teve boas bandas, companhias legais, no entanto a infeliz soma de calor extremo com 4 pessoas/ m² fez dela um tanto cansativa. De 0~10, uma pontuação de 7 lhe caberia muito bem.

O dia seguinte foi um dia sem tantas coisas memoráveis. Ele foi, no entanto, fundamental. Porque? Simples. Depois de 4 dias seguidos sem dormir direito, passei a tarde inteira dormindo - esperando um fogão que só chegou no dia seguinte- e uma noite completa de sono. Uma ótima maneira de esnobar aqueles que foram em uma festa nesta quarta-feira a noite, sendo essa festa, por sinal, uma das consideradas imperdíveis. Perdi, sormi, não me arrependo, afinal consegui me manter consciente no primeiro dia de aula de verdade.

Bulhões, o famoso. Sim, este professor foi muito bem citado pelos veteranos, sobretudo no que se diz em relação ao icógnito trabalho de final de semestre. Gostei muito dele. É daqueles professores que você para, escuta, e chega a uma conclusão: ' esse cara é foda'.
Um texto de Antol Rosenfeld para se ler, uma exposição geral do que virá nas aulas diante, e uma motivação enorme de começar a realmente provar do centro formador intelectual que é uma universidade como a UNESP.

Nesse mesmo dia coloquei a prova toda minha performance no semáforo para arrancar dos carros passantes as - cada vez mais raras - moedinhas para a festa dos bixos de jornal: a grande M'Impensa. Bem, digamos que eu me apaixonei por 132 senhoras de 40 anos para mais, recitando epopéias como 'batatinha quando nasce' de joelhos, em nome de alguns trocados. Foi hilário e muito divertido, deveras.

Dormi muito bem nessa noite de quinta-feira, e acordei bem disposto no dia seguinte. Fui na aula e conheci outro professor, igualmente citado pelos veteranos, mas não tão bem afamado: Clodoaldo, ou melhor, Clõdõãldõ. Coitado, ele é fanho, fala baixo, dá aula de filosofia numa sexta-feira à tarde depois do almoço. Não é mau professor, no entanto a aula trás certa sonolência, digamos assim.

Finalmente, na manhã seguinte, começa a saga de meu regresso para casa. Sim, pela primeira vez, desembolsando nada menos que 45 reais, viajo para Sertãozinho e mato a saudade de meus pais. Sei que não dá pra voltar sempre, mas, quando der, cá estarei!

Tem um último fato que eu gostaria de salientar neste post. Não sei como nem porque, eu estava no super-mercado em Ribeirão Preto com meus pais, quando começa a tocar 'Imagine' e eu, inocentemente acompanho-a cantando. Uma senhora de uns 60 anos literalmente brotou do meu lado elogiando minha voz, se dizendo pianista e pintora, falando que gostou muito de mim, que tem bom ouvido musical e que achou o timbre e a afinação da minha voz muito bons. Interessante O.O. Parece que ser apelidado de John Lennon trouxe uma peculiar ironia quando cantei um dos clássicos de sua autoria hoje...rs.

Pois é.

4 comentários:

  1. Olá Pedro-Lennon ! Sobrinho, afilhado,pentelho-mor,querido-fofura-da-titia e lóógico, bixo !Que ótimo saber que vc agarrou muito bem esse novo caminho !Agarre e não solte ! Morda tambem.Com força e vontade.Vc está apenas começando a ver a vida sob outro ângulo.
    O laço que te prende à família é muito forte. Ele só estica mais quando vc sai de casa, mas nunca se rompe.É pra a família que vc retornará sempre que precisar.
    Permita-se descanso apropriado, estudo, conversa com amigos e alimentação todos os dias.Eles ajudarão vc a manter seu equilíbrio, sua energia e sua paz interior ao longo desses quatro anos !
    E , principalmente, IMAGINE seu futuro daquí pra frente.Nele há espaço para um homem maduro e consciente.
    Boa sorte !
    Tia-dinda, torcedora oficial do fã clube Pedro Santoro Zambon.

    ResponderExcluir
  2. começa a oferecer programa no sinal que vcs Ganham uma grana

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Pedro, parabéns pela conquista!! Fico feliz que tenha conseguido realizar um sonho: Estudar jornalismo na UNESP. Eu me lembro de quando entrei na FAU-USP, parecia que tinha conseguido a minha maior vitória! Mas, depois com o passar dos anos, percebi que o mais difícil não foi entrar na FAU, mas sim sair dela! Quando estava no último ano, só pensava em sair de lá, me formar e entrar no mercado de trabalho! Ilusão! Seis meses depois, já estava com saudades dos amigos, das aulas e dos professores, pois a realidade da vida é cruel. Ela o põe numa arena cheia de leões que o querem devorar, e a concorrência é desleal.

    Agora, aproveite para estudar, pesquisar, ler, atualizar-se, e... escrever, escrever, escrever! Procure mandar seus textos para mim e para seus amigos, parentes, para que eles conheçam você e possam ajudá-lo a crescer e melhorar. Procure, com o tempo, mandar seus escritos para jornais e revistas, na tentativa de vê-los publicados! Trabalhos publicados abrem portas para o mercado de trabalho. E nunca deixe de sonhar, pois os sonhos são o combustível da vida, sem eles acabamos morrendo em nós mesmos, e perdemos o alvo, o foco.

    Não se esqueça de dar um tempo em sua vida para Deus, pois Ele o ama e tem cuidado de você todo esse tempo, e Sua mão poderosa ajudou-o a entrar na faculdade. Lembre-se que a Bíblia é o livro mais lido e impresso em todo o mundo!! Faça dela o seu pão de cada dia. Ler um trecho dela todos os dias vai lhe dar maturidade e espiritualidade. Para mim, Jesus é um dos maiores comunicadores de todos os tempos!!
    Bem, fique com Deus e seja feliz...e não se esqueça de mandar seu livro para eu ler...
    Seu sempre fã, tio Flávio

    flavio.ferreira@metrosp.com.br

    ResponderExcluir