domingo, 12 de abril de 2009

Um mês e cinco dias depois...

Não é facíl manter um blog. Não pela falta de assunto. Pelo contrário, assunto não faltou. Mas convenhamos que tempo não é algo muito disponível quando se é universitário. Aliás, na verdade houve tempo. Mas decidi que ele deveria ser usado pra outras coisas. Errei.

O blog é uma maneira não só de manter minha marca da internet, mas como um modo de se comunicar com todos aqueles a quem dedico minha vinda pra cidade-sanduiche Bauru. Minha família e meus amigos, tão importantes pra mim, encontram nesse espaço o contato com as novidades desse meu admirável mundo novo. É fato que escrever aqui todos os dias é algo bem difícil pra mim. Mas prometo deixar uma impressão no mínimo semanal.

Agora uma questao fica no ar: O que fiz nesse período sem postar nada no blog?

Seres humanos - e não humanos, quem sabe - leitores desse maravilhoso blog, anuncio-lhes que não percebi passar tanto tempo assim. Como foram rápidas essas últimas 5 semanas!
O tempo relativo de Einstein foi provado. Eu não senti passar essas quase 900 horas sem deixar nada no blog.
Como o próprio teórico da relatividade disse, quando se está fazendo algo que gosta, o tempo voa. E foi isso que fiz: coisas que gosto - e não menos trabalhosas por causa disso-.

As aulas - salvo algumas excessões sempre existentes - foram ótimas. O sono apareceu em algumas delas, o tédio em outras, mas o conhecimento surgiu em quase todas. Trabalhos e mais trabalhos a serem feitos, grupos a serem formados, relatórios a serem gerados. Livros, quantos livros!
Mas eu, que já tenho muito o que fazer obrigatóriamente pela grade curricular me meti a desbravar outro caminho; ou melhor outroS caminhoS.

O primeiro deles surgiu logo na primeira semana. Sempre gostei de história; explicava pros meus amigos as matérias antes das provas, gosto de ensinar... Por isso achei que ser professor podia ser divertido - queria ver se continuaria sendo divertido ser professor pra valer, vivendo do injusto salário pago à classe- . A diversão se tornou obrigação quando eu decidi confirmar que toda quinta-feira a tarde - um dos únicos buracos na minha grade - daria aulas de história num dos cursinhos gratuitos que a UNESP oferece. Mas esse trabalho não é uma maneira de colocar a prova meus conhecimentos na disciplina. Na verdade a função social de fornecer oportunidade pra muitos alunos de escola pública o ingresso na Universidade Estadual Paulista é algo que me faz querer levar bem a sério esse desafio. É lógico que não vou deixar meu curso em segundo plano - e nem quero isso! - mas, a verdade é que esse programa de além-curso é algo que realmente considero proveitoso. E ele já me rendeu frutos financeiros. Eu, esperand trabalhar de voluntário, fui surpreendido com uma bolsa de 90 reais mensais. Dez reais por hora de aula... Muito professor formado acaba se sujeitando a menos por ai.

Mas esse é só o primeiro desafio que decidi trilhar. Pouco depois a radio unesp virtual
abriu inscrições para seus programas. Entrei em um deles, Falando em Política

O primeiro trabalho que fiz foi um comentário sobre o novo programa governamental para combater o déficit habitacional, o Minha Casa, Minha Vida. O programa inteiro você pode ouvir aqui - apesar de um problema técnico infelizmente cortar algumas falas -.

Depois disso uns veteranos nos convidaram a participar de um jornal impresso de um bairro aqui de Bauru - e por sinal o bairro mais populoso da américa latina - o Mery Dota. A Folha Leste aborda temas da cidade e do bairro e é uma boa maneira de me entrosar com o veículo impresso. A primeira matéria não foi publicada por problemas de patrocínio. Dessa vez, com o problema resolvido, minha função é entrevistar o secretpario de sáude da cidade em relação à febre amarela.

Não para por ai minhas particiações extra curriculares. Fiz um teste de locutor outro dia e descobri que serei o locutor do Difererente, pero no Mucho.

Bem, se alguém disser que tenho pouco a fazer... Mas o que importa é que estou gostando, ou melhor, adorando tudo isso. Até agora estu conseguindo levar os oito livros, cinco resenhas, quatro trabalhos e um seminário sem problemas junto com tudo isso. Espero que continue assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário